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Sem crise! Fortaleça o relacionamento com seu cliente

 

 

Vivemos um momento delicado, especialmente para parte do comércio que precisou fechar as portas ou, nos casos dos serviços considerados essenciais, adaptar sua estratégia de atendimento às restrições necessárias para conter o avanço do novo coronavírus no Brasil . 


O cliente se retraiu e está recluso em casa. Mas, isso não significa que você deva se distanciar dele ainda mais. Ao contrário, é preciso fortalecer o seu relacionamento com o cliente. A crise vai passar e quando esse momento chegar, para a retomada do crescimento dos negócios, é fundamental que seu cliente ainda lembre-se de você!


A Signus preparou algumas dicas para você neste momento:


Garanta a segurança e conquiste a confiança dos clientes

Sem crise! Fortaleça o relacionamento com seu cliente

Informe seu cliente pelos canais digitais (facebook, instagram, whatsapp, e-mail etc) sobre as medidas adotadas no seu negócio: como será o atendimento? Delivery? Com hora marcada? Vendas on-line? O cliente precisa saber que, se caso ele necessite do seu produto, existe sim a possibilidade de adquiri-lo e, principalmente, todas as medidas preventivas estão sendo tomadas para garantir a sua segurança.


Mantenha sua equipe unida

Ainda que sua equipe, ou parte dela, esteja à distância, estabeleça uma linha direta de comunicação com todos para que fiquem cientes e possam contribuir com a nova estratégia de atendimento. Os seus funcionários precisarão adotar novas formas de trabalhar, mas só poderão fazê-lo caso tenham informações claras e consistentes de você, dono do negócio. 


Invista no negócio digital 


Utilize a tecnologia em favor do seu negócio. Se você já possui um e-commerce é o momento de apostar todas as fichas nele. Se ainda não tem, existem sites e aplicativos que permitem que você coloque seus produtos à venda. Uma outra opção é vender pelas suas páginas nas redes sociais, postando fotos e descrição dos produtos e disponibilizar aos clientes um canal de comunicação para que ele possa tirar dúvidas e combinar o melhor esquema de entrega e o pagamento. Lembrando que quanto mais você facilitar para o cliente, maior a chance da venda


Leve o produto até o cliente


Sem crise! Fortaleça o relacionamento com seu cliente


Especialmente no ramo ótico, o cliente quer ver e experimentar o produto. Uma alternativa é você apresentar os modelos para o cliente por meio da comunicação digital, deixar que ele aponte os preferidos e depois levar até ele para que possa experimentar e escolher qual pu quais deseja comprar. Lembrando que as medidas de prevenção devem ser respeitadas e redobradas nesse esquema de delivery.


Mantenha o encantamento com o cliente
Vídeos no YouTube, Facebook e Instagram e fotos nas redes sociais são uma boa maneira de encantar o cliente. Quanto melhor a qualidade do material, maiores as chances de fechar vendas.

Invista pesado no audiovisual para mostrar os seus produtos na internet, para que assim o cliente terá mais confiança para comprar o produto sem precisar ir até a sua loja.

Sem crise! Fortaleça o relacionamento com seu cliente


Planeje a sua atuação para o fim da crise


Ainda não se sabe seguramente quanto tempo os impactos da pandemia nos negócios devem durar. Aproveite este momento também para rever o seu negócio e planejar o futuro. Atualize as informações sobre os clientes, perfil, preferências, sistemas internos, crie novos produtos e serviços para estar bem preparado para a recuperação. O planejamento de recuperação precisa começar enquanto você ainda está reagindo à crise.


E, por fim, não entre em pânico.

 

Sem crise! Fortaleça o relacionamento com seu cliente
Mantenha a calma e seja racional, pois só assim conseguirá direcionar os seus esforços e investimentos para o lugar certo e tomar as melhores decisões. Não se deixe vencer pelo medo.