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Dicas

Técnicas de Marketing Sensorial para vender mais

Uma loja física tem altos custos de manutenção, por isso é importante usar esse espaço como seu aliado e tirar proveito de todas as vantagens que isso pode oferecer ao seu negócio.


O Marketing Sensorial pode ser uma ótima estratégia para criar uma boa experiência de compra no seu estabelecimento pois, como o nome diz, ele trabalha com os cinco sentidos do ser humano que são ligados diretamente ao sistema nervoso e cria memórias afetivas. Confira algumas dicas para cada sentido.


Visão
Sua loja precisa ser visualmente bonita. Conceitos básicos de organização podem trazer um aspecto visualmente mais agradável. Deixe as armações expostas na altura do campo de visão do seu cliente. Tenha uma padronização de organização: por estilo de modelo, marca, cores, enfim, crie um padrão e siga-o. Trabalhe com uma boa vitrine, não deixe muitos cartazes e banners expostos, tenha expositores bonitos, e, principalmente, trabalhe a iluminação ambiente. Ela será crucial para que o cliente enxergue a beleza da armação harmonizando com seu rosto. Espelhos retroiluminados podem ser boas opções para não causar sombras. 


Audição
Se um ambiente bem arrumado faz com que seu cliente não queira sair correndo, uma boa música de fundo vai fazer com que ele permaneça. Nada de músicas muito altas ou de estilos que podem desagradar o perfil do seu público alvo. Prefira músicas leves, felizes e com letras inspiradoras. Conhece a nossa playlist “De brasileiros para brasileiros” no Spotify? Pode ser uma ótima opção para tocar em sua ótica e despertar esse sentido. Clique aqui e conheça.


Olfato
Que tal criar a sua marca olfativa? O cheiro único, que o cliente só encontra em sua ótica? A grande sacada do cheiro é que ele entra sem pedir licença. Basta que alguém borrife ou ele esteja em aromatizadores e pronto, aquele cheiro já ficou registrado na sua memória.


Há no mercado diversos perfumistas e profissionais que desenvolvem fragrâncias para ambientes, conforme o perfil desejado: aromas mais cítricos podem estimular a energia, florais, calmaria; amadeirado, conforto e personalidade. O sucesso dos aromatizadores de ambiente é tamanho que grandes marcas como MMartan e Lelis Blanc são reconhecidas por seus cheiros e até comercializam esse produto. Está aí uma oportunidade de criar uma boa experiência para o cliente e, quem sabe, presenteá-lo com o cheiro da sua ótica?! 


Tato
É preciso tocar, sempre! Infelizmente a pandemia deixou as pessoas mais receosas quanto a isso, mas, tomando os devidos cuidados que são exigidos, deixar as armações de fácil acesso para serem tocadas e sentidas pelo cliente, é um passo importante nessa experiência de compra. Algumas armações têm detalhes em metal, texturas, strass e diferentes materiais em sua composição. Tudo isso ajuda no momento de escolher a melhor.


Paladar
E, por que não, comida?! Faça parcerias e estimule o comércio local! Leve produtos de padarias, boleiras e confeitarias, food truks, buffet, enfim, faça uma avaliação do que seria viável para o seu espaço e deixe à disposição algum tipo de produto para ser degustado pelo cliente, nem que seja água, café e bolachinhas. Muitas vezes você pode conseguir esses produtos sem custos adicionais, fazendo parcerias ou, se for ter o produto constantemente, como bolo, por exemplo, negocie. A ideia é oferecer opções que possam ser degustadas em pé, enquanto as pessoas conversam, transitam pela ótica ou ainda enquanto esperam pela compra. Não queremos ninguém apressado! 


As técnicas do marketing sensorial tem como objetivo promover uma boa experiência de compra no seu espaço físico, pois dessa forma o cliente permanece por um período maior na sua ótica, o que pode levá-lo a comprar mais. Além disso, mexer com os sentidos cria uma boa memória afetiva, o que está diretamente ligado à fidelização com a sua loja. Com certeza um cliente que teve uma experiência incrível, vai querer voltar. 


Além de seguir todas essas dicas, preze sempre por atendimento e produtos de qualidade. O básico precisa ser muito bem feito antes da aplicação de técnicas mais inovadoras. Os produtos de qualidade nós já garantimos, agora, o restante é com você! 


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Boas vendas!