Como vender mais no fim do ano? Dicas para preparar sua ótica!
“Como vender mais no fim do ano?”, esta é a pergunta milionária que todos do comércio em geral buscam a resposta. Por este motivo, no conteúdo de hoje abordaremos algumas ações que poderão trazer resultados positivos para a sua ótica nesta transição de 2023 para 2024.
Acompanhe!
Planejamento e Metas
Em primeiro lugar, é necessário ver e rever o planejamento, para que a caminhada até o sucesso ocorra da melhor maneira possível.
Comece estabelecendo no mínimo um objetivo principal a ser alcançado após a adoção das estratégias de venda. Aumento em X% no faturamento em relação ao período anterior, adesão de X novos clientes, redução em x% do número de peças no estoque, qual é o foco do seu negócio atualmente?
Definir suas pretensões permite adotar as melhores estratégias durante esse intensivo de vendas. Reduzir preços, criar promoções com peças selecionadas, facilitar a forma de pagamento, qual dessas possibilidades te aproximará do seu objetivo?
Mix de Produtos
Outro ponto crucial neste momento em que o mercado está aquecido, e o público aberto a adquirir novos bens, é ter em mãos os itens que trazem brilho aos olhos.
Se o seu negócio não tiver como foco atender a um público de nicho, com preferências muito bem estabelecidas, é aconselhável que os estoques sejam expandidos. Diversificar as prateleiras e expositores com peças clássicas, modernas, com detalhes marcantes, diferentes texturas, cores ou apelos mais esportivos, será definitivamente um chamariz.
Além disso, é importante estar atento às tendências do mercado, e principalmente da moda mundial, entendendo a fundo o conceito de cada produto e sabendo argumentar sobre sua qualidade.
Confira as tendências de Primavera/Verão 2023 no ramo óptico
Vitrines e expositores
Apesar de ser importante manter uma boa diversidade de peças, existe também a necessidade de harmonizá-las no ponto de venda. Manter uma boa disposição dos produtos causará uma sensação de ambiente agradável e seguro na mente dos consumidores e visitantes.
Algumas dicas que podem ajudar:
- Opte por preencher a vitrine principal com as peças de maior valor estético e conceitual, isso passa a impressão de uma loja moderna, que possui conhecimento acerca do produto que comercializa e acompanha as novidades do mercado
- Crie ambientes temáticos no interior da sua ótica posicionando materiais de PDV e expositores que contextualizam o “universo” de cada produto. Apesar de demandar mais tempo dentro do planejamento, isso facilitará a percepção de valor por parte dos clientes
- Aposte em experiências sensoriais, como a aromatização do ambiente ou o livre acesso a armações chave, para envolver o cliente na jornada de compra dos produtos
Equipe
Por fim, realize treinamentos, dinâmicas e estipule bonificações para a equipe de vendas. Estas ações asseguram que todos tenham domínio sobre os produtos disponíveis e consigam transmitir a mensagem que cada óculos representa para o consumidor.
Que tal explorar essas dicas Signus e alavancar as vendas de fim de ano?