0800 773 9448 Institucional Loja virtual

Como ajudar o seu cliente escolher os óculos de grau

Compartilhar:

O cliente busca na Ótica a confiança de que sairá de lá com os óculos certos. E a equipe de vendas precisa estar preparada para isso. 

Escolher e sugerir os óculos ideais requer dedicação e conhecimento técnico. O cliente vai experimentar diversos modelos para então eleger seu preferido. E para tornar essa tarefa mais fácil, ele vai contar com a ajuda do consultor para indicar a armação que atenda às necessidades de sua prescrição, mas que também combine com seus traços e seu estilo.

Trazemos algumas informações importantes e dicas para te ajudar a identificar os óculos certos para cada cliente da sua Ótica. 

 Lentes

Uma dúvida que atinge tanto os especialistas no assunto quanto o público em geral é se a armação influencia a lente de grau. Neste caso, o tamanho da armação pode afetar a espessura final dos óculos, independente do tipo de lente escolhido.

As lentes de miopia, por exemplo, são finas no centro e vão engrossando na direção das bordas. Assim, optar por uma armação fina e grande para uma lente de grau alto pode criar o famoso efeito de fundo de garrafa. Neste caso, recomenda-se uma armação menor e de contornos mais arredondados que irão proporcionar bordas de menor espessura.

Caso a lente esteja acima de 4 graus, deve-se levar em consideração a possibilidade de adotar uma armação mais espessa. Se a lente for inferior a 4 graus, uma armação mais fina poderá trazer um bom resultado. 

Hastes
As hastes não devem ultrapassar o tamanho da lateral do rosto devendo ter um suave contato com as têmporas, sem pressioná-las. A extremidade final da haste que fica atrás da orelha, não deve ultrapassar cinco centímetros, aproximadamente. É sempre bom observar estes detalhes e perguntar ao cliente sobre o conforto que sente.

Ponte
A ponte é a área da armação que fica apoiada no nariz e deve ser escolhida conforme o tamanho do rosto e formato de nariz de cada pessoa, para proporcionar o máximo de comodidade, equilíbrio e evitar que os óculos deslizem ou apertem. Observe se a armação está bem ajustada, sem ficar muito apertada ou larga. 

Pupila
A pupila dos nossos olhos é a abertura do centro da íris. Ela se contrai de acordo com a incidência de luz. Assim, é o detalhe mais importante quanto à questão da harmonia da armação, do acessório. Ao procurar pelos óculos certos para cada cliente, veja se a pupila está devidamente centralizada na armação, tanto vertical como horizontal. Isso, além de proporcionar um resultado estético bom é também um pré-requisito para se obter boas medidas no caso de lentes multifocais e impactar positivamente na espessura das bordas das lentes.

Estilo
Conheça o cliente. Converse sobre questões do dia a dia, como profissão, o que gosta de fazer e o tipo de óculos que procura. Além de fortalecer a relação de respeito com o consumidor, terá informações que vão te auxiliar na hora de apresentar os modelos de óculos que mais combinam com o estilo dele.

Formato do rosto

Rosto oval: combina com todo tipo de armação. Ainda assim, é preciso ver se o tamanho do modelo escolhido é proporcional ao rosto.

Rosto quadrado: pede um modelo que deixe os contornos rígidos do rosto mais suaves, como armações de cantos arredondados ou retangulares.

Rosto redondo: escolha modelos com armações quadradas para afinar o rosto. Os formatos geométricos são ideais para quem tem o rosto redondo.

Rosto triangular: a armação para o rosto triangular precisa equilibrar as partes inferior e superior da face. Prefira os modelos ovais, estreitos e redondos.

Para vender bem é importante combinar empatia, habilidade e técnica. Lembrando que a Signus é uma marca brasileira que faz armações pensando nas características e etnias presentes em nosso país. Portanto, se sua Ótica busca armações de qualidade e diversidade para atender todo o tipo de público, conheça nossas marcas.

Tags:

Como escolher Óculos de grau Signus