0800 773 9448 Institucional Loja virtual

Cuide bem do estoque da sua Ótica

Compartilhar:

Se não for controlado de maneira correta, o estoque pode influenciar negativamente na gestão da sua Ótica. Por isso, é importante cuidar bem dele.

Entende-se por estoque todos os produtos que estão nas prateleiras e também armazenados nos depósitos. Uma boa gestão do estoque é basicamente manter o equilíbrio entre compras, armazenamento e recebimento de mercadorias.

Hoje, trazemos dicas importantes para uma gestão eficiente, que vão te ajudar a controlar melhor o estoque, não perder vendas e aumentar o faturamento. 

Organização

Para um fluxo de vendas e de reposição mais eficientes, a organização física é fundamental. Todos os produtos devem estar em um único local e ordenados de maneira lógica para que toda a equipe tenha acesso de maneira rápida e fácil. 

Dica: as marcas e modelos de mais saída devem estar mais fáceis de serem alcançadas.

Controle

Ter o estoque organizado é o primeiro passo. Agora, é ainda mais importante ter o controle de tudo que acontece com ele. Tudo que entra em sai deve ser registrado, caso contrário, você nunca vai conseguir controlar de maneira eficiente o que tem na sua Ótica, correndo o risco de ter produtos encalhados ou perder vendas por falta deles.

Sistema

Implantou um sistema para controlar sua entrada e saída? Se sim, ótimo! Isso ajuda muito. Mas, apenas ter o sistema não é suficiente. É fundamental conferir se ele está funcionando corretamente. A melhor maneira de fazer isso é por meio de inventários periódicos para verificar se os números do sistema estão batendo com a realidade.

Caso o sistema apresente divergências com a realidade, é necessário revisá-lo para entender onde está o problema e corrigi-lo.

Treinamento

O fluxo do estoque só vai funcionar se os colaboradores e colaboradoras souberem operá-lo corretamente. Se alguém esquecer de dar saída ou entrada em uma armação, por exemplo, todo o trabalho é comprometido. Por isso, é importante treinar a equipe.

Automação

Ainda há Óticas que trabalham com sistemas manuais e planilhas. Mas, existem no mercado softwares específicos para controle de estoque que podem facilitar o trabalho  e oferecer relatórios e diversas outras informações, o que te possibilita tomar ações estratégicas.

Gestão das compras

As compras envolvem a área de vendas e o estoque. Um bom planejamento nesse sentido vai garantir não somente o estoque equilibrado, mas também um bom faturamento. Confira 8 passos para uma boa gestão de compras:

1 – Conhecer os movimentos de vendas e de produtos

2 – Conhecer os melhores períodos de vendas por tipo de produto

3 – Reposição de Estoque

4 – Ciclo de compras

5 – Datas das compras

6 – Quantidade

7 – Fornecedores

8 – Relatório de compras

Por fim, quer garantir seu estoque com as marcas de óculos mais vendidas do Brasil, fale com a Signus.

Tags:

Armação armações Dicas Fiamma Jean Pierre Lavorato Signus Vertz