DICAS PARA APRIMORAR A DECORAÇÃO DA SUA ÓPTICA E ATRAIR MAIS CLIENTES
O layout de uma óptica interfere na atração dos clientes e também ajuda a impulsionar as vendas. Pesquisas mostram que 85% dos brasileiros fazem suas decisões de compra no ponto de venda. Trabalhar na definição do seu público, organizar o espaço da sua loja, pensar na paleta de cores entre outras questões importantes relacionadas a parte visual do seu negócio são fundamentais. Assim, hoje trazemos algumas dicas para que você possa aprimorar a decoração da sua ótica e chamar a atenção dos clientes!
1 – Saiba quem é seu público
Para acertar na decoração da sua ótica, você precisa conhecer o seu público-alvo. Isso vai ajudar a planejar melhor as ações e a decorar o espaço de forma mais estratégica. Público-alvo é o grupo de consumidores a quem os produtos e serviços da sua ótica se destina e ele é definido por diversos fatores. A sua ótica pode ter um mix variado de produtos, pensando justamente em atender a todos os públicos, mas dificilmente você conseguirá atrair e agradar todas as pessoas. O ideal é eleger aqueles que são prioritários. Assim, é possível acertar tanto nas ações de comunicação quanto na decoração da loja e no relacionamento com os clientes.
- Conheça o seu ambiente
Parece óbvio, mas você precisa saber a metragem exata do espaço físico interno e também da fachada para poder planejar corretamente onde será posicionada a vitrine, os balcões de atendimento, caixa etc. Feito isso, ficará mais fácil definir outros ele que vão compor o ambiente, como as luzes e espelhos. Não se esqueça de pensar na acessibilidade!
- Defina seu orçamento
O próximo passo é definir o orçamento, uma etapa que não deve ser ignorada para não comprometer as finanças do negócio com o intuito de deixá-lo mais bonito. Para isso, você deve analisar seu fluxo de caixa e as previsões de entradas e saídas. Assim, será mais fácil prever o quanto você tem disponível para repaginar a sua loja.
- Paleta de cores
As cores têm um papel fundamental na mensagem que a sua ótica deseja passar para os clientes, pois podem despertar emoções e sentimentos capazes de motivar ou não uma compra, além de diferenciá-lo dos concorrentes. O cérebro humano identifica e transforma as cores em sensações. Vermelho, por exemplo, é considerado estimulante e azul, está ligado a sentimentos de tranquilidade e calmaria.
- Organização do espaço
Deixe dentro da loja apenas o que é essencial. Evite ocupar o ambiente com objetos desnecessários para preencher de qualquer forma o espaço. Ao criar o projeto de
decoração da sua ótica, lembre-se de que a disposição, tanto dos móveis quanto dos produtos, é uma das melhores formas de potencializar as suas vendas. A exposição correta das mercadorias nos balcões e vitrines é um diferencial e tanto na hora de fechar as vendas, pois o cliente precisa ver o que você tem à disposição na loja para encontrar o que ele procura.
- Disposição das armações
Os formatos de triângulo e pirâmide são duas formas interessantes para organizar as armações, pois ajudam a guiar o olhar do consumidor para o que mais importa. No caso
da pirâmide, por exemplo, a tendência é que o ponto mais alto chame a atenção primeiro, logo você pode colocar uma peça que deseja dar um destaque especial. Já no caso do triângulo, um dos lados precisa estar mais alto para atingir esse mesmo objetivo.
- Estojos entreabertos
Dispor as armações como se fossem jóias, ou seja em estojos entreabertos, também é ótima estratégia para destacar os produtos em promoção ou aqueles que precisam de um reforço especial nas vendas.
- Não polua a entrada da loja
Já ouviu aquela frase “menos é mais”? Então, Conceito central do
minimalismo, o menos é mais é fundamental para quem deseja atrair mais consumidores para entrar na loja. Ao colocar muitos produtos logo na entrada, você pode acabar deixando o cliente receoso de derrubar algo ao passar pelos stands e balcões. Por isso, foque no que é essencial e evite excessos para não afastar as pessoas da sua ótica
- Aposte em novas tendências
Apostar em novas tendências é uma excelente maneira de inovar e repaginar qualquer tipo
de negócio. Entretanto, não se esqueça do que é essencial para acertar na decoração da ótica: iluminação, expositor de óculos e espelhos.
Todos esses elementos impactam diretamente na percepção e experiência que o consumidor tem dentro da loja. Assim, é fundamental estar atento a esses pontos
e dedicar uma parte do orçamento para eles ao decorar sua empresa. Veja a seguir algumas dicas que separamos sobre o assunto.
- Iluminação em destaque
A iluminação deve ser um dos grandes destaques dentro de uma ótica, pois ajuda a evidenciar os produtos à venda ao mesmo tempo que proporciona maior conforto aos clientes. Há três tipos de luzes para trabalhar: ambiental, de efeito e de destaque. A primeira é a que fica fixada no teto e ajuda na percepção geral do ambiente. A luz de efeito é usada de maneira pontual para trazer efeitos de luz e sombra com lâmpadas incandescentes ou refletores. Já a terceira, é responsável por direcionar o foco de luz para um produto ou área específica dentro da loja. Atente-se para não deixar luzes piscando ou queimadas, pois causam sensação de descaso
A pressa é inimiga da perfeição
Não faça nada com pressa e aja de acordo com o planejamento. Assim, as chances de acertar na decoração da sua ótica ficam bem maiores. Busque executar suas ações de acordo com o orçamento pré-definido para não comprometer as finanças da loja.
Lembre-se que não é preciso fazer altos investimentos para ter uma loja decorada estrategicamente. Pequenas mudanças relacionadas à organização da loja e
posicionamento de objetos, por exemplo, já podem fazer bastante diferença. Você também pode contar com a ajuda de profissionais de design de interiores e arquitetura para auxiliá-lo na criação do seu projeto de decoração.