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Dicas práticas para construir um bom relacionamento com o cliente

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Não é novidade que o mercado está cada dia mais competitivo, seja no ambiente físico ou online. Conquistar o consumidor é cada vez mais difícil, pois é preciso muito mais do que um bom preço. Hoje o consumidor está mais exigente e bem informado, por isso é preciso agregar ao produto que está sendo vendido  outros fatores que o convençam de comprar na sua loja e permanecer como cliente ao longo do tempo.

Confira abaixo algumas dicas práticas para manter um bom relacionamento com o seu cliente e aplicar a partir de hoje na sua ótica.

Bom atendimento

Pode parecer clichê, mas o bom atendimento ao cliente é a primeira grande regra básica para manter um bom relacionamento e tornar o consumidor, de fato, cliente. O bom atendimento é aquele que entende as necessidades e oferece, sempre, soluções para o consumidor, sem ser invasivo, mas também sem ser frio e distante. É preciso empatia, criatividade, dedicação e atenção no atendimento, assim como informações, sugestões e soluções.

Suporte e pós-venda

Ofereça ao seu cliente um suporte de atendimento. Mas como fazer isso? Que tal ligar, uns quinze dias depois da entrega do óculos, ou enviar uma mensagem via whatsapp, questionando como está sendo a experiência de uso da armação Signus com a lente escolhida? Questionar sobre o conforto, sobre a adaptação e reforçar as dicas do bom uso do produto, também podem ser boas táticas de aproximação.

Esteja por perto

Tenha, sempre, a lista de contato de seus clientes atualizada e mantenha-se por perto, faça com que o seu cliente lembre-se da sua ótica, seja através das redes sociais ou em um contato direto que pode ser por outros canais de comunicação, como e-mail, por exemplo. Dê dicas para o dia-a-dia, mantenha-o antenado com as novidades do mundo óptico, lembre da importância de procurar o oftalmologista na frequência correta e, que tal, se comprometer em avisá-lo sobre quando é o momento de retornar ao médico para renovar as armações e lentes?!

Experiência

Ofereça para o seu cliente uma boa experiência de compra. Utilize as estratégias do marketing sensorial para garantir um bom ambiente, torne a compra desburocratizada, tecnológica e simples. Não crie problemas, mas soluções e, se possível, criativas.

Fidelização e vantagens

Os clientes fiéis, ou seja, aqueles que sempre voltam, precisam sentir-se especiais! Ofereça a eles algum tipo de vantagem, seja um desconto, novidades em primeira mão, ofertas exclusivas ou  experiências. Esses são aqueles que propagarão para o máximo de pessoas a boa imagem da sua ótica de forma gratuita e terão prazer em voltar a comprar. Crie laços com essas pessoas, pois serão duradouros.

Nunca engane o consumidor

Nunca tente enganar o consumidor, seja honesto e transparente em tudo, até nas possíveis crises de imagem que sua empresa possa vir a passar. Abra o jogo, mostre seus erros sem querer tirar vantagem em cima do seu cliente. A busca é pela confiança do seu consumidor, e isso necessita de  transparência.

Qual outra estratégia você usa em sua ótica para ter um bom relacionamento com o seu cliente?

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Tags:

Cliente Consumidor Estratégia de marketing Fidelização cliente Marketing Mercado óptico Relacionamento com cliente