0800 773 9448 Institucional Loja virtual

"Vamos Falar": Convivência Social encerra campanha interna da Signus

Compartilhar:

Encerrando a série da campanha “Vamos Falar”, trouxemos para reflexão dos colaboradores a temática “convivência social” em que elencamos sugestões para o bom convívio social, bem como levantamos questionamentos e apontamos sugestões.

Conviver com as diferenças!

Muitas guerras, conflitos e crimes, tanto no âmbito mundial e nacional quanto no individual, passam pelo desafio de se conviver com a diferença. Embora esta seja inerente a cada ser, nem todos sabem como aceitar e coexistir com o elemento diferenciador que habita os seres e as culturas.

A intolerância, a discriminação em todas as suas faces, o bullying, e outras tantas manifestações da dificuldade de lidar com a diferença são os maiores males que assolam a nossa sociedade. Eles empurram muitas pessoas para a marginalidade, os vícios, os distúrbios psíquicos, os crimes passionais e até mesmo para a loucura e o suicídio. E, no plano geral, motivam confrontos bélicos graves e devastadores.

Esse é, sem dúvida, um tema muito familiar ao adolescente, que de uma forma ou de outra vivencia essa realidade em seu dia-a-dia, especialmente no ambiente escolar. Não se trata apenas do preconceito racial, que em si já é inaceitável, principalmente no século XXI.

Infelizmente, a intransigência atinge também a esfera das opiniões, das ideologias, das crenças, das culturas, das religiões, dos comportamentos, das orientações sexuais, da aparência física, do status social, entre tantas outras. E, assim, gera atitudes equivocadas e, muitas vezes, perversas, tais como a homofobia, o bullying, os massacres religiosos, as guerras de natureza espiritual, a indiferença diante da miséria. É só analisar as manchetes dos jornais; quase todas as notícias trágicas têm, por trás, uma razão que se alicerça na intolerância.

Diante deste quadro, é uma iniciativa positiva e mais que urgente convidar a todos para uma reflexão sobre a convivência com a diferença.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/redacao/proposta-de-redacao-do-enem-2007-comentada/

————

Pequenas atitudes no dia a dia podem fazer qualquer pessoa ser mais inclusiva na sociedade

Promover a diversidade e a inclusão social no ambiente de trabalho e na vida em sociedade, nem sempre é algo fácil, pois ainda estamos rodeados de diversos tipos de preconceito. Mas ser aberto à diversidade através de pequenas atitudes no dia a dia, farão uma enorme diferença. Conheça algumas atitudes para você ser uma pessoa mais inclusiva.

Não ter nenhum tipo de preconceito

Diferentes gêneros, culturas, etnias, orientações sexuais, classes sociais, diferenças etárias, entre outros, fazem parte da nossa sociedade. Por isso, ser isento de qualquer tipo de preconceito já é um bom começo em prol da diversidade. Todos, sem exceção, merecem ser respeitados.

Ser isento de julgamentos 

É claro que você pode ter sua própria opinião sobre qualquer tipo de assunto. O problema são os julgamentos feitos a respeito do que você não concorda. Aquele velho ditado que diz que “Não precisa aceitar, basta respeitar e não julgar”, se encaixa muito bem aqui.

Saber reconhecer que o outro é único

Diversidade é tudo aquilo que nos diferencia uns dos outros e nos tornam únicos. Saber reconhecer que o outro é único, além de sinal de maturidade e respeito, o torna muito mais aberto à diversidade.

Reconhecer que cada pessoa tem necessidades diferentes 

O que é necessário para você nem sempre é para o outro e vice-versa. Por isso, reconhecer que cada indivíduo tem necessidades próprias e que devem ser respeitadas, é sinal que você é aberto à diversidade.

Rever a sua forma de se comunicar com os outros  

É essencial que você adote uma forma de se comunicar mais transparente e inclusiva, ou seja, que se aproxime das pessoas, sem nenhum tipo de julgamento ou preconceito.

Apoiar a diversidade e inclusão dentro do ambiente de trabalho

Sugerir a criação de um grupo responsável por elaborar e colocar em prática ações para reforçar a diversidade e a inclusão nas empresas é uma iniciativa muito válida e fundamental na sociedade.

Conscientizar os colaboradores sobre a importância da diversidade 

Promover ações regulares para conscientizar a relevância da diversidade e da inclusão nas empresas é fundamental. Propagar essa mudança de cultura e educar os outros colaboradores devem ser trabalhos contínuos.

Tags:

Conscientização Convivência Social Endomarketing Signus VamosFalar